Buscar
  • Daniel Monteiro

2020: o que esperar das 7 áreas mais promissoras do mercado

Atualizado: Fev 18

Muito vem sendo falado sobre quais profissões irão existir no futuro, e pensar em um futuro distante e incerto pode ser assustador. Vamos, então, voltar nossas atenções para 2020 e para o que conseguimos projetar como habilidades fundamentais em cada área e tendências de contratações.



Finanças e Contabilidade


Essa é provavelmente a área que mais se automatizou dentro das empresas nos últimos anos. Inúmeras soluções tecnológicas, produtos de FinTechs e sistemas integrados foram desenvolvidos e já são utilizados nas empresas.

Para este perfil profissional é muito importante estar sempre atualizado e de olho nas atividades do mercado. Também é importante ter uma visão das variáveis que compõem cada índice, ampliando a visão para além dos números e entendendo onde seu negócio está inserido. Um grande desafio para os profissionais de Finanças e Contabilidade é unir as inovações aos procedimentos e burocracias exigidas, além de uma forte atuação junto às demais áreas da empresa.


As demandas por profissionais das áreas de planejamento financeiro, gestão tributária e fiscal estão em crescimento. Segue como desejável o domínio de regimes especiais e fiscal, além da experiência em processos de M&A e investimentos como um grande diferencial. Para os profissionais entrantes no mercado as dicas de ouro são a fluência no inglês, o forte conhecimento em novas tecnologias e o desenvolvimento da visão analítica.


Recursos Humanos


Cada vez mais o departamento de RH tem sido demandado nas empresas como participante ativo do negócio e crucial para o sucesso e perpetuidade da empresa. É sabido que, mesmo em meio à inovação e à tecnologia crescentes, as pessoas serão sempre o principal ativo de uma companhia.


As exigências para os profissionais de RH estão voltadas ao desenvolvimento de habilidades analíticas e visão de negócios. Para os gestores, o foco é ampliar sua capacidade de gestão não somente às pessoas, mas também aos contratos, entendendo quais projetos abraçar em 2020 com maior resultado para a companhia e para o bem-estar das equipes.


Outra habilidade que será demanda cada vez mais é a comunicação interna e externa das atividades do RH, atuando em conjunto com os profissionais de Marketing. Atrair os melhores talentos é um grande desafio, por isso vemos a valorização de conceitos como o employer branding e employer experience crescendo cada vez mais.


Em alta estão os profissionais de talent acquisition e business partner, ambos com boa visão técnica e habilidade em análise comportamental. Para os gestores, a demanda cresce por profissionais com experiência em processos de transformação digital e cultura, além de perfis multitarefas.


Comunicação e Marketing


A transformação que os meios de comunicação têm passado e o surgimento de novas formas de relacionamento impactaram significativamente a carreira dos profissionais de Marketing e Comunicação.


As principais habilidades exigidas serão o domínio de números e indicadores, além da compreensão de ferramentas de análise de dados como o Power BI e o Tableau. Outro diferencial é o conhecimento do comportamento e da experiência dos usuários durante toda a jornada de relacionamento com a empresa, ampliando a visão muito além dos clientes, mas para todos os demais envolvidos na cadeia de valor dos produtos e serviços oferecidos.


As posições na área de Comunicação e Marketing têm passado por várias adequações, e novas profissionais têm surgido, principalmente em áreas derivadas de Customer Service, SEO, inteligência de mercado e Growth. Para os gestores são fundamentais a visão integrada de marketing e a capacidade estratégica.


Comercial e Vendas


A área comercial vem se mostrando cada vez mais uma área de experiência e relacionamento com os clientes, não apenas uma área de vendas spot. A busca pela fidelização é cada vez mais o maior trunfo em tempos de alta concorrência.


Temos visto a crescente necessidade de profissionais especialistas em cada fase do processo comercial, desde a qualificação de leads até o fechamento e acompanhamento de contratos. Com uma área comercial cada vez mais robusta, cresce também a demanda por gestores generalistas capazes de liderar e coordenar todas essas fases. É fundamental para os profissionais da área comercial o uso de tecnologias como CRM e outras ferramentas de integração com o marketing, além de uma boa postura e comunicação.


Outra área que cresce dentro de vendas é o setor e-commerce, que certamente passa também pelo marketing, mas que em vendas busca uma visão mais voltada para o resultado e crescimento a partir de mix e oferta de produtos online.

Executivos de Vendas e profissionais de áreas comerciais técnicas seguem em alta, e acompanham os movimentos de mercados específicos. Para os jovens profissionais e entrantes no mercado a área comercial proporciona muitas oportunidades e destaca-se quem possui um perfil resiliente e de alta energia, além do domínio de outros idiomas e boa comunicação.


Compras e Logística


Sabemos da baixa de projetos de grande porte que temos enfrentado nos últimos anos. No entanto, este profissional está sendo demandado com frequência, tanto para projetos de investimento e expansão, quanto para demandas de rotina das empresas.


O interesse cresce por profissionais com conhecimento do core business das empresas, como por exemplo engenheiro que são a principal demanda para área de compras em players industriais. Empresas de tecnologia também demandam profissionais para implantar sistemas de controle simples e enxutos, a fim de não burocratizar, mas manter a linha de controle e redução constante de custos.


Segue a demanda por compradores técnicos com inglês, principalmente em empresas que têm buscado internacionalização de fornecedores e com relacionamento ativo com empresas multinacionais. Gestores com capacidade de liderança e visão analítica e profissionais jovens com vivência internacional também serão mais demandados.


Engenharia


Não há dúvidas de que esta tenha sido a área mais impactada com a crise dos últimos anos. A boa notícia é que a demanda por profissionais deve retomar em áreas antes estagnadas. A má notícia é que em geral, os cargos sofreram algumas alterações em nível de senioridade exigida e um achatamento dos salários.


Profissionais com forte domínio em gestão de contratos e visão apurada de custos serão importantes para qualquer projeto vindouro. Há uma exigência crescente por perfis multitarefas e multidisciplinares, com forte viés à automação e ao uso de novas tecnologias.


Setores como energia, tecnologia e saúde projetam aumento de contratação de profissionais técnicos e engenheiros, além de algum movimento modesto em áreas como indústria, mineração e siderurgia. A construção civil tem sinalizado uma retomada. Nada comparado ao que já tivemos, mas novos empreendimentos têm sido anunciados com frequência crescente nos últimos meses.


Não temos previsão para grandes projetos que movimentem o mercado de forma agressiva, mas segue a necessidade por profissionais com foco em melhoria de processos, automação, manutenção e confiabilidade.


Mesmo com a grande disponibilidade de profissionais no mercado, as contratações por parte das empresas seguem sendo um grande desafio. Esse desafio cresce devido ao aumento das exigências técnicas e maior complexidade das atividades a serem desempenhadas por cada engenheiro. As principais exigências passam pelo domínio técnico apurado, conhecimento de tecnologias e sistemas específicos e domínio de idiomas, além da capacidade de gestão de pessoas e boa visão analítica e orçamentária. Uma tendência crescente deste mercado é o trabalho como autônomos e consultores, sendo esta muitas vezes a porta de entrada para grandes oportunidades.


Tecnologia


Sem dúvidas esta é a principal demanda de profissionais para 2020, passando por todas as áreas, como desenvolvimento de softwares, análise de dados, infraestrutura de TI e até aquelas que ainda virão a existir.


Uma dificuldade deste mercado é a falta de mão de obra qualificada e o tempo de experiência dos profissionais. Um mercado extremamente dinâmico e em constante mudança desafia gestores em manter suas empresas atrativas e atualizadas. Para os profissionais de RH este desafio segue desde a identificação das habilidades técnicas dos profissionais no processo seletivo, passando pela sua integração e onboarding na equipe até a definição de treinamentos apropriados.


Aos candidatos, uma qualidade vital para sucesso neste segmento é o comprometimento. A procura segue alta por profissionais, bem como a abordagem ativa para processos seletivos, e por isso é importante zelar por um bom nome no mercado. O comprometimento passa pelo dia-a-dia no trabalho, mas também pelos compromissos assumidos junto aos clientes, recrutadores e fornecedores.


Como esta é uma área dinâmica e com demandas crescentes, projeções são sempre de crescimento, em alguns cargos chegando ao pleno emprego. Em 2020 prevemos também a migração de profissionais de outras áreas para a tecnologia, inclusive a criação de novos cargos dentro das empresas.


escrito por Daniel Monteiro



#2020 #futuro #carreiras #mercadodetrabalho #vagas #especialização #oportunidades

0 visualização
  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon

ENCONTRE-NOS

WeWork - Savassi Mall

Rua Sergipe, 1440

Belo Horizonte – MG