Buscar
  • Daniel Monteiro

7 dicas essenciais para brilhar em uma entrevista remota

Atualizado: Abr 20

A pandemia do coronavírus causou uma crise global na área da saúde, gerando impactos econômicos em praticamente todos os setores da economia. Mais que isso, causou um impacto irreversível nas relações sociais, acentuando a importância das tecnologias digitais que permitem o trabalho remoto, o tradicional home office.


Da mesma forma, as políticas de isolamento social utilizadas como forma de controle da transmissão da COVID-19 impactou outras atividades relacionadas às relações de trabalho, como por exemplo, as entrevistas de emprego. Elas não deixam de ser parte do home office para recrutadores, mas hoje o nosso foco será o entrevistado.


Confira algumas dicas para você fazer uma ótima entrevista por videoconferência.



A aparência continua importando


Em primeiro lugar, reforçamos a importância de cuidados pessoais básicos. Não é porque a entrevista acontece de forma remota que devemos dar espaço para o desleixo, principalmente se haverá contato visual.


Ou seja, se a entrevista for cedo, acorde com boa antecedência para não aparentar nem pelo rosto, nem pela voz que acabou de despertar.


Se o horário permitir, tome banho antes, arrume o cabelo e use roupas mais sóbrias – afinal, uma entrevista ainda é uma reunião mais formal para a maior parte das áreas de atuação.


No caso dos homens, também é importante ter cuidados com a barba para não aparentar desleixo.


Prepare o ambiente


Um desafio comum de quem começou a fazer home office é preparar um ambiente de trabalho dentro de casa com poucas distrações. Para realizar uma entrevista remota, existem preocupações comuns com o ambiente.


Por se valer de elementos audiovisuais, é importante tomar cuidados com a imagem e o som que você transmitirá na conferência. Isso quer dizer que é importante preparar o local onde você fará a entrevista.


Se for em um quarto, escritório ou sala, prepare o cômodo para não aparentar bagunça nem expor objetos de uso íntimo. Afinal, em uma entrevista é importante mostrar organização.


Também tome cuidado com fontes de luz. Elas podem estourar a imagem da câmera, prejudicando a visão do entrevistador. Um dica é nunca ficar de costas para a janela ou outra fonte luminosa.


E para o áudio, é importante selecionar um local silencioso. Assim, a reunião poderá fluir melhor, sem ruídos na comunicação. Coloque seu celular no silencioso e fique longe de TVs, telefones e interfones.


Avise as outras pessoas da sua casa que você participará de uma entrevista e, se possível tranque a porta do cômodo onde está. Isso pode evitar situações constrangedoras. Você não quer que uma oportunidade de trabalho se transforme em um meme!


Teste as ferramentas


Recursos técnicos foram feitos para facilitar processos, não dificultá-los.


Para evitar que sua entrevista não seja comprometida por esse tipo de problema, procure testar previamente todos os dispositivos e ferramentas que você vai utilizar.


Teste a câmera e microfone de seu computador ou celular e confira se a sua conexão de internet está adequada para a videoconferência.


Na comunicação prévia, o recrutador te informará por qual ferramenta a chamada será realizada. Sendo assim, instale o aplicativo em seu computador ou smartphone com antecedência e procure entender suas funcionalidades básicas. Isso pode evitar constrangimentos e problemas desnecessários durante a conversa.


Desligue as notificações


Notificações são úteis, mas não durante uma ligação. E a última coisa que você precisa é ver um amigo te marcando em alguma rede social ou novas mensagens de grupos de WhatsApp durante uma entrevista de emprego.


Computadores e telefones já contam com funções do tipo "Não perturbe", que ocultam as notificações quando ativadas. Além de ser uma boa técnica para melhorar a sua produtividade, desativar as notificações na hora de uma entrevista irá te ajudar a ficar 100% focado.


Ao final da entrevista, você poderá ver tudo que recebeu nos meios digitais e a vida seguirá normalmente. Mas durante tenha sua atenção totalmente voltada ao recrutador!


Aproveita as novas possibilidades


Algumas pessoas podem preferir a dinâmica tradicional de entrevistas presenciais. Preferências à parte, não dá para negar que fazer as entrevistas remotas oferecem algumas vantagens, e não estamos falando da não necessidade de deslocamento ou de uma eventual menor timidez.


Como a entrevista acontece de frente para a sua tela, você tem todo esse espaço que pode preencher com informações relevantes.


Uma boa estratégia é deixar metade da tela com a ferramenta da conferência aberta e na outra metade, o seu currículo. Assim, você tem todas as suas habilidades e experiências listadas na sua frente, para que você não se esqueça de nenhuma informação importante.


Outra dica para a sua entrevista é criar um pequeno roteiro da sua apresentação. Selecione suas melhores qualidades e a melhor sequência das suas experiências prévias. Você pode fazer isso em um editor de texto ou bloco de notas e deixar aberto para fácil consulta durante a entrevista.


Essa estratégia é muito útil em entrevistas mais técnicas ou direcionadas às descrições das atribuições da vaga. Criar este pequeno roteiro pode te ajudar a ser mais objetivo e destacar suas qualificações mais importantes para o recrutador.


Falar pausadamente


Um entrevista remota pode ser parecida com uma tradicional, mas algumas dinâmicas de relações presenciais não estarão presentes. Por isso, alguns últimos cuidados na comunicação serão essenciais.


Treine sua fala, mostre uma boa dicção e se comunique com fluidez. Ritmo é importante em uma videoconferência.


Fale pausadamente para facilitar o entendimento do entrevistador, permitindo que ele tenha espaço para se manifestar durante sua apresentação sem causar confusão na chamada.


Mesmo com a boa qualidade da internet em grandes centros urbanos, conexões falham. Por isso, um discurso bem cadenciado vai ajudar a criar uma dinâmica agradável durante a entrevista!


Dica Bônus: E o coronavírus?


Se você está lendo esse artigo no primeiro semestre de 2020, temos mais uma dica importante: ao final da entrevista, pergunte ao recrutador qual a política da empresa em relação às recomendações de quarentena durante o surto do coronavírus.


O simples fato da entrevista acontecer de forma remota já indica que a empresa deve estar adotando ações de distanciamento social. Afinal, essa é a única forma conhecida até o momento de conter os avanços do vírus.


Mesmo que suas atividades não possibilitem um regime de trabalho home office, recomendamos que você fique em casa. É a melhor maneira de preservar a sua saúde e a de quem você ama.


E claro, esperamos que essas dicas te ajudem nas suas próximas entrevistas! Tem alguma dica que gostaria de compartilhar com a gente? Então deixe nos comentários. Vamos adorar dividir experiências com você.




0 visualização
  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon

ENCONTRE-NOS

WeWork - Savassi Mall

Rua Sergipe, 1440

Belo Horizonte – MG