Buscar
  • Daniel Monteiro

A tomada de decisões durante períodos de crise

Em períodos críticos, como uma recessão econômica ou este delicado momento de pandemia do novo coronavírus, organizações passam por momentos de tomadas de decisão cruciais para seu futuro.


Neste contexto, as análises de risco são um instrumento de gestão utilizadas nas avaliações de probabilidade de alguma situação que ameace as atividades da empresa.


Com a identificação dos riscos uma organização poderá calcular os impactos (não apenas financeiros) e adotar medidas para evitar que as ameaças se tornem reais. Ou seja, em cenários críticos o ideal é que toda decisão seja pautada por um processo de análise preditiva.


Neste artigo, vamos falar sobre a alguns fatores chave para tomada de decisão e análise de risco neste período de pandemia.


Situação financeira


Durante a pandemia, várias atividades produtivas foram afetadas gerando diminuição de arrecadação, queda de consumo e suspensão de contratos, impactando diretamente o fluxo de caixa das empresas.


Com diferentes realidades, cada negócio apresenta um fôlego financeiro distinto, desde as reservas disponíveis e a capacidade de conseguir crédito. Cada movimentação deve ser baseada em uma análise de risco da realidade financeira da empresa.


Disponibilidade de Tempo


Assim como dinheiro o tempo é um recurso finito.


Não é possível definir ações ou estratégias que demandem um tempo que não é disponível dentro da empresa. Os limites de agenda devem ser considerados em qualquer processo de tomada de decisão.


Recursos não financeiros


Uma das proposições mais comuns em tempos difíceis são os famigerados "corte de custos". Mas há decisões que podem mitigar o impacto de crises antes de ações mais drásticas.


Essas ações passam pelo uso de todos os recursos não financeiros já disponíveis pelas corporações. Entre esses bens estão: a otimização de processos já implementados e melhor aproveitamento de estrutura física e sistemas já contratados e utilizados parcialmente.


Fator humano


O maior bem de uma empresa é o seu capital humano. Por isso, demissões sempre são decisões difíceis, mesmo em momentos de crises, e podem gerar efeitos colaterais graves.


Cabe, mais uma vez, ao processo de análise de risco estudar se de fato o desligamento pode gerar mais benefícios à organização.


Se por um lado, a redução da equipe pode contribuir para o fôlego financeiro em um período delicado, por outro há impactos humanos de alta complexidade. Afinal, um time menor pode sobrecarregar cada colaborador, gerar uma ansiedade por eventuais futuras demissões, impactar o clima corporativo e gerar perda de engajamento e produtividade dentro do time ainda em curto prazo.


A análise de risco durante a pandemia


Um fator que torna a crise do coronavírus tão única é, além da perda de vidas, sua imprevisibilidade. O processo de análise de riscos é impactado não somente pela criticidade do tempo corrente, mas também na incerteza de uma data de fim.


Este cenário exige uma maior dedicação de gestores e profissionais de planejamento estratégico às análises de risco, já que a crise impõe contínuas tomadas de decisões.


O acompanhamento contínuo é necessário justamente por essa falta de prazo determinado à retomada das atividades “normais”; se é que não estamos diante de um novo mercado desconhecido. Uma empresa pode ter caixa para superar os próximos meses, mas se o setor demorar mais que este prazo em seu retorno, riscos econômicos se tornam realidade.


Metodologias de gestão de risco


Elencamos algumas das metodologias mais utilizadas em processos de análise de risco. Confira:


Matriz SWOt


Grande conhecida de profissionais das mais diversas áreas de atuação, a análise SWOT é uma metodologia utilizada em gestão de projetos de avaliação cenários com o objetivo de definir os pontos fortes e fracos, internos e externos à organização.


O termo SWOT é um sigla para Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats, em português Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças respectivamente.


A matriz não só permite a identificação de riscos como também ajuda a visualizar se os benefícios possibilitados por um projeto estão alinhados com os principais objetivos da empresa.


PFMEA - Process Failure Mode and Effective Analysis


O PFMEA, sigla em inglês para Processo de Análise do Modo e Efeito de Falha, é um modelo utilizado para verificar a presença de falhas em processos de organizações, identificar as consequências e apontar as medidas corretivas.


A recomendação dos especialistas é o uso da metodologia sempre que um novo processo for instalado e que o modelo seja usado até o fim do ciclo de vida. Aqui você pode entender melhor como aplicar o processo!


What If


What if, ou "E se?", é uma ferramenta utilizada na identificação de riscos. A metodologia se baseia em constantes questionamentos de possíveis cenários para profissionais experientes no processo em questão.


O modelo de What If permite à empresa registrar os principais cenários de risco de um projeto ou decisão. Com esse registro a gestão de estratégia poderá realizar um processo de planejamento de riscos apontando medidas preventivas e/ou corretivas às ameaças encontradas.


Análise Preliminar de Risco


A Análise Preliminar de Riscos (APR) é um processo geralmente utilizado no início de um novo projeto. O método consiste em compilar todos os possíveis riscos de uma determinada atividade com suas respectivas causas e consequências.


Na APR, cada risco recebe um nota de 1 a 3 para indicar a criticidade de uma forma crescente. A partir deste levantamento, a equipe de gestão de projetos poderá determinar as medidas preventivas para cada risco.

Durante a pandemia o processo de tomada de decisão na sua empresa sofreu mudanças? Nossa equipe está sempre atenta às atualizações dos modelos de gestão no mercado, principalmente relacionadas aos Recursos Humanos, lideranças e recrutamento.


Se quiser compartilhar suas experiências com a gente deixe um comentário ou fale com nossa equipe em nossos canais de comunicação!


0 visualização
  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon

ENCONTRE-NOS

WeWork - Savassi Mall

Rua Sergipe, 1440

Belo Horizonte – MG