Buscar
  • Daniel Monteiro

Como conciliar o home office com os filhos

Atualizado: Abr 20

Além dos impactos na saúde e na economia, a pandemia do novo coronavírus trouxe um novo desafio com as políticas de isolamento social: um novo modelo de relacionamento pessoal. Afinal, para boa parte das famílias brasileiras, um dia padrão ainda se resumia em sair de casa pela manhã para deixar os filhos na escola, ir trabalhar e reencontrar a família ao fim do dia. A Covid-19 chegou transformando profundamente essa lógica. Os casais que começaram a trabalhar de casa hoje lidam com a presença permanente do cônjuge e dos filhos. E esse tipo de mudança exige um esforço de adaptação para que, nem a relação com a família ou com o trabalho sejam comprometidas. Confira algumas dicas para que o período de isolamento social seja menos desgastante e que possa, inclusive, trazer benefícios para o relacionamento familiar.



Defina o local de trabalho


Ter um ambiente formalizado dentro do lar como o local de trabalho irá ajudar tanto na sua disciplina pessoal de rotina como a estabelecer limites e respeito dos filhos às atividades de trabalho dos pais.


Nesse contexto de pandemia, as reuniões por videoconferência são constantes e, muitas vezes, o áudio delas são comprometidos pelos ruídos de casa, como TVs ligadas e crianças brincando.


Por isso, se possível, trabalhe de portas fechadas para ter um ambiente mais isolado e confortável.


Estabeleça horários


A rotina de home office no período de isolamento é naturalmente restritiva. Assim, estabelecer horários é essencial para estar alinhado com seus colegas e manter a casa organizada. Por exemplo, não é possível sair para comer, então o horário de almoço provavelmente será mais longo, já que será necessário preparar a refeição.


Com a interrupção das aulas, é importante que as crianças tenham horários definidos para que a rotina seja o mais saudável possível. Afinal, não é exatamente um período de férias. Algumas escola ainda contam com atividades de Educação a Distância, então é uma oportunidade de manter uma rotina balanceada para os jovens.


Defina os horários para as atividades de estudo, de preferência, alinhando-as com as suas obrigações. Assim, é possível manter um ambiente mais propício à concentração, com todas as pessoas da casa focadas em suas responsabilidades.


Tenha paciência


Ainda que algumas atividades escolares possam ter continuidade, a rotina dos jovens será menos atarefada. Assim, é natural momentos de tédio e inquietude que possam atrapalhar o seu trabalho.


O ideal é manter a calma e contornar esses momentos de forma compreensiva. Isso irá te ajudar a evitar mais problemas de convívio no seu lar e ter uma rotina mais tranquila.


Aproveite para ficar mais próximo dos filhos


Nem tudo são desafios! Uma pandemia não é um problema qualquer, mas você pode aproveitar algumas de suas consequências. Um exemplo disso é a proximidade com seus filhos.


Em uma rotina normalizada, muitas vezes deixamos as coisas no automático. Crianças hoje em dia ficam muito tempo em smartphones ou computadores e nem sempre os pais conseguem acompanhar as atividades delas nesses dispositivos.


Com a proximidade gerada pelo isolamento, há uma oportunidade de acompanhar melhor os conteúdos que os filhos consomem, quais canais de YouTube eles assistem, por exemplo. Assim, é possível acompanhar se esses materiais são adequados para a idade e, caso tudo esteja ok, o seu interesse pode gerar maior proximidade na relação.


Façam atividades físicas juntos


Todo mundo está sentindo como pode ser angustiante ficar recluso em casa por semanas seguidas. Por isso, uma dica que registramos aqui é não deixar de fazer exercícios físicos. Vários canais no YouTube orientam atividades que podem ser feitas sem a necessidade de equipamentos especiais.


Além de garantir a dose diária de serotonina e endorfina, hormônios relacionados à redução da ansiedade e melhora do raciocínio lógico, se exercitar com os filhos é uma interação até então pouco usual que pode agora se tornar um novo capítulo do convívio familiar. E claro, além de ser essencial para a saúde e o bem-estar, em tempos de tanta apreensão.


Vamos aproveitar essa quarentena para aprendermos a ser produtivo e cuidar das crianças sem causar exaustão mental e física!


#quarentenanãoéférias #produtividade #kids #saúdemental #saúdeemocional #homeoffice


0 visualização
  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon

ENCONTRE-NOS

WeWork - Savassi Mall

Rua Sergipe, 1440

Belo Horizonte – MG