Buscar
  • Daniel Monteiro

Como exercer uma liderança excelente sem o contato presencial

O período de distanciamento social trouxe uma série de desafios para equipes de empresas das mais variadas áreas de atuação. Seja na adaptação ao regime de home office, seja numa nova dinâmica de relação familiar, estamos em um período sem precedentes do mundo contemporâneo. E como não poderia deixar de ser, essas mudanças afetam diretamente a liderança das organizações. Assim, neste artigo vamos debater as relações de liderança e sugerir algumas recomendações de como exercer uma gestão eficiente de equipe em um contexto de relações 100% online, que, a depender das particularidades de cada negócio, podem se estender para além do período de quarentena.




A dinâmica de comunicação


Adequar a rotina de comunicação de um time para a realidade de home office deve ser a primeira preocupação de um gestor ao lidar com essa nova situação.


Uma ótima oportunidade para fixar em sua equipe o mindset da rotina de trabalho continua durante o home office, é ajustar a dinâmica de reuniões, feedbacks e delegação de demandas!


Manter esse foco ajuda a fortalecer a cultura da empresa e manter uma dinâmica coesa do trabalho.


É importante tomar cuidado com os excessos de comunicação, que podem interromper o ritmo de execução de cada colaborador, além de possivelmente gerar ansiedade e estresse para o time.


Otimize as ferramentas de gestão


Negócios que lidam com demandas que incluem a participação de muitas pessoas provavelmente utilizam ferramentas de gestão de projetos, como Trello, Runrun.it e Teamwork.


Contudo, é bem comum que o uso dessas ferramentas não seja explorado ao máximo, o que torna a comunicação contínua ainda necessária para a execução de tarefas. Promover a otimização do uso desses sistemas poderá garantir uma maior eficiência da equipe reduzindo o número de interrupções durante o trabalho.


Você pode absorver essas tarefas ou delegar para alguém da equipe que tenha maior expertise no uso desses softwares. Nessa época de novos desafios, é sempre importante lembrar que o papel do líder é trabalhar para oferecer as melhores condições de trabalho para seu time.


Fale particularmente com os membros do seu time


A comunicação pessoal pode ser usada para além de demandas, problemas ou feedbacks. É importante se mostrar à disposição para as dificuldades do dia a dia da nova rotina do seu time.


Alguns colaboradores podem se sentir constrangidos de se manifestar a respeito de problemas em espaços "públicos", como grupos. Por isso, encontre espaço nos seus dias para conversar particularmente com cada pessoa da sua equipe, entendendo suas dificuldades e se disponibilizando para eventuais dúvidas.


Esteja próximo, mesmo que distante


Aproveite os espaços de diálogos direto para promover bons momentos, agradecendo o esforço e valorizando a competência de cada profissional. E de preferência, de forma particular com cada colaborador. O isolamento social não é um momento fácil, então manifestar empatia é uma forma de estar mais próximo de cada um.


Isso pode empoderar sua equipe, garantindo com que cada colaborador esteja motivado e ciente de suas qualidades e responsabilidades.


Neste período de quarentena, em que o home office ainda represente uma novidade para a maioria das pessoas, é necessário um maior engajamento das equipes para que a qualidade das entregas seja mantida.


E é o líder, o grande responsável por manter a coesão do time, garantindo que cada profissional tenha as melhores condições possíveis para desempenhar o seu papel com a qualidade necessária.


#liderança #gestãodepessoas #homeoffice #online #quarentena #coronavírus


0 visualização
  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon

ENCONTRE-NOS

WeWork - Savassi Mall

Rua Sergipe, 1440

Belo Horizonte – MG