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  • Daniel Monteiro

Conheça as soft skills mais importantes para melhorar sua empregabilidade em tempos de crise

O mundo vive um momento delicado da pandemia que gera inúmeras implicações nas mais diversas atividades. Além da crise de saúde e sanitária, o coronavírus terá um grande impacto na economia global, com um fator principal que pode ameaçar milhões de trabalhadores mundo afora: o desemprego.


Com o crescimento do trabalho remoto em segmentos voltados às tecnologias digitais, o nosso time já vinha estudando habilidades chave para profissionais no mercado contemporâneo. Após a eclosão da pandemia, o modelo se disseminou para praticamente todas as áreas.


No início de maio, o fundador e diretor da Yellow Rec Daniel Monteiro realizou uma palestra sobre a empregabilidade em tempos de crise. Reunimos algumas das habilidades pessoais mais importantes para um profissional apontadas por ele na ocasião. Não se trata de parâmetros absolutos, mas são ótimos pontos de análise para você se auto avaliar, seja como profissional ou como recrutador. Acompanhe!



Capacitação e autoconhecimento


Para as pessoas que entraram em rotina de home office, a quarentena pode proporcionar mais tempo livre, já que os deslocamentos para trabalho e/ou aulas foram reduzidos. Isso abre a possibilidade para algumas atividades importantes relacionadas ao desenvolvimento profissional.


Aprimorar a sua capacitação constantemente será sempre essencial para se manter competitivo no mercado de trabalho. Durante a quarentena percebeu-se um crescimento maior da cultura de aulas online.


Universidades como Harvard e MIT disponibilizaram cursos gratuitos em plataformas digitais. Isso criou uma oportunidade inédita de democratizar o acesso a conteúdos de algumas das maiores instituições de ensino do mundo.


Além da busca pela constante aprimoração, a rotina na quarentena pode abrir espaço para uma importante atividade de reflexão: o autoconhecimento.


Tão relevante quanto saber no que você precisa se capacitar tecnicamente, é conhecer profundamente os seus pontos fortes, como aprimorá-los e usá-los em seu benefício e como base para estabelecer novos objetivos.


Analise suas habilidades técnicas, entenda em quais tipos de ambiente e rotina você tem melhor desempenho. Isso será uma ótima bússola para indicar novos movimento para sua carreira!


Soft skills - habilidades importantes para qualquer profissional


As capacitações de um profissional relacionadas ao conhecimento técnico dentro de sua área de atuação são conhecidas como hard skills.


Já as habilidades pessoais, referentes ao comportamento no ambiente corporativo são chamadas soft skills. Essas dificilmente podem ser desenvolvidas por meio de capacitação tradicional. Daí entra a importância da autoavaliação citada anteriormente.


Só por meio dela um profissional entenderá particularidades de seu comportamento, o que leva ao reconhecimento de pontos de destaque ou para desenvolver. Na palestra citada, Monteiro apontou algumas das soft skills mais importantes no mercado de trabalho atual. Confira!


Inteligência emocional


Uma habilidade cada dia mais valorizada. Gestores, cada vez mais, procuram por profissionais com a capacidade de dominar as suas emoções dentro do ambiente de trabalho, aliando desempenho e evitando conflitos pessoais desnecessários.


Uma pesquisa realizada pela TalentSmart apontou que 58% do desempenho de um profissional está relacionado à sua inteligência emocional. Ela é essencial para a manutenção de um clima organizacional harmonioso, algo cada vez mais valorizado por recrutadores e colegas.


Capacidade de ouvir


O modelo de gestão de pessoas pautado em bem-estar e colaboração é cada vez mais dominante, principalmente em empresas mais modernas. E não existe participação sem a capacidade de ouvir.


Essa skill é aplicada tanto dentro da equipe como no relacionamento com clientes ou em processos de venda. “É ouvir para entender, e não ouvir para dar uma resposta”, destaca Monteiro.


Criatividade


Um erro comum é achar que a criatividade está puramente associada à estética ou à forma de entrega do trabalho.


O que se espera de um profissional criativo é a capacidade de gerar soluções a partir de diferentes pontos de vista e ter uma bagagem de conhecimento que permita aplicações de novas ou diferentes técnicas na resposta a desafios emergentes.


Digitalização


Não existe uma área de trabalho que não sofra os efeitos da digitalização ou automação de processos. Enquanto parte dessas mudanças pode extinguir cargos, elas também criam a demanda por profissionais com capacidade analítica para entender e otimizar as novas estruturas de trabalho.


É importante ter versatilidade para conhecer e se a adaptar rapidamente às ferramentas que são constantemente desenvolvidas para otimizar as diferentes atividades.


Capacidade interpessoal


Respeitar os espaços individuais é essencial em um mundo em que a tolerância e a diversidade são valores fundamentais. Além de facilitar o convívio diário, a capacidade de manter bons relacionamentos irá facilitar a interface entre diferentes áreas que podem operar com prioridades distintas.


Equipes com essa skill provavelmente melhorarão o clima organizacional.


Negociação


Uma habilidade considerada hard skill para profissionais da área comercial e de vendas, mas que no ambiente corporativo como um todo é uma soft skill cada vez mais valorizada.


Pode ser um desafio para pessoas com perfil mais tímido ou inibido, mas seu desenvolvimento é importante para explicitar os desafios da rotina, conquistar novos prazos e demonstrar a necessidade da contratação de uma ferramenta ou de uma possível mudança de processo. Basicamente, é dar vazão ao espírito diplomático e comunicativo dentro de você.


Gerar conexões


As conexões, no caso, podem ser técnicas ou pessoais. Utilizá-las na busca por novas soluções mostra um perfil dinâmico, cada vez mais apreciado no mercado.


Gerar conexões é a habilidade de entender a dinâmica de diferentes atividades, dentro de uma ou mais organizações, e identificar as possíveis relações entre elas e qual o potencial valor na convergência de esforços.


Confira a palestra na íntegra


A palestra completa sobre empregabilidade nos tempos de crise com nosso diretor Daniel Monteiro está disponível no YouTube. Aproveite!


Para você ficou faltando alguma outra habilidade importante? O que você tem feito para desenvolver novas skills? Compartilhe com a gente nos comentários.


Para ficar por dentro das novidades do mundo corporativo com a análise do nosso time, continue acompanhando o Blog da Yellow!



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