Buscar
  • Daniel Monteiro

Conto ou não conto que estou em outros processos seletivos na entrevista?

Ao procurar um novo o emprego, é muito comum considerar várias opções. Muitas vezes, o candidato participa de mais de um processo seletivo quando tenta se reposicionar no mercado.


Apesar de ser um algo normal, muitos candidatos ficam na dúvida sobre expor ou não esse comportamento nas entrevistas. Muitas vezes, inclusive, essa é uma das perguntas feitas pelo entrevistador. Afinal, você deve informar ao recrutador sobre outros processos seletivos que, por ventura, esteja participando?



A resposta para essa pergunta, tão comum entre quem está procurando um novo emprego, é: sim. Informe ao entrevistador que você está participando de outros processos seletivos. Esse comportamento será vantajoso não apenas para você, como também para sua carreira profissional.


O que é vantagem para a empresa...


Ao entrevistá-lo, a empresa já considera você como uma possível escolha. Sendo assim, ela conta com a sua disponibilidade, caso decida por você para ocupar a vaga em aberto.


Além disso, é fundamental, desde o início de sua caminhada junto à possível nova empresa, que se estabeleça uma relação de transparência e confiança entre as duas partes. Caso você avance no processo seletivo e seja escolhido para a vaga, assim como você conta que a empresa irá prosseguir com sua contratação, ela também espera que você possa, de fato, preencher a lacuna em seu corpo funcional.


… também é vantagem para você.


Por outro lado, se uma empresa está interessada em um candidato, e tem conhecimento de que ele está envolvido em outros processos seletivos, essa informação pode fazer com que ela tenha mais agilidade na contratação, caso tenha interesse em seu perfil, pois há a possibilidade de perder aquele bom profissional caso seu processo se alongue demais. Uma resposta sincera também dá mais credibilidade ao candidato.


Mas, atenção! Não vale dizer que está participando de outras entrevistas para tentar pressionar sua possível contratante. Esse comportamento acaba com a relação de confiança entre você e a empresa. Quando isso vier à tona, o tiro pode acabar saindo pela culatra.


“E quando eu for chamado?”


Nesse momento, é fundamental conhecer bem as vagas que você pleiteou. Aproveite o momento das entrevistas para esclarecer quaisquer dúvidas que você possa ter, e para reunir o máximo de informações possível sobre cada uma delas.


Ter em mãos dados sobre a forma de trabalho e sobre a empresa como um todo certamente te conduzirão a escolher a posição que mais se aplica a suas habilidades e perspectivas de carreira.


Caso uma das empresas ainda não tenha dado resposta, a transparência durante o processo se mostra ainda mais vantajosa, pois você terá maior facilidade e desenvoltura para levar essa questão ao recrutador, e indagá-lo sobre a questão.

#transparenciayellow #recrutamento #yellowrec

0 visualização
  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon

ENCONTRE-NOS

WeWork - Savassi Mall

Rua Sergipe, 1440

Belo Horizonte – MG