Buscar
  • Daniel Monteiro

Fui demitido, e agora? Saiba como voltar ao mercado de trabalho

Ser demitido é algo chocante, não importa o motivo. Na maioria das vezes, a decisão inesperada pode acontecer com profissionais de cargos altos e até mesmo com recém-contratados. Enfrentar isso é difícil e complicado, ainda mais em momentos de crise, como a do COVID-19 por exemplo.


E saiba que você não está sozinho. Devido crise financeira causada pela pandemia a montadora Renault anunciou a demissão de quase 15 mil funcionários em todo o mundo. O setor de engenharia mecânica e automóveis está passando por momentos delicados e, somente em abril, teve uma queda acima de 70% em vendas.


De qualquer maneira, ser demitido e voltar ao mercado de trabalho rapidamente é um processo árduo. Pensando nisso, vamos abordar neste artigo diversas dicas de como você pode voltar à trabalhar e se sentir mais satisfeito na área profissional.



Reflita sobre a demissão


Pensar acerca do motivo que fez os seus superiores aprovarem a sua demissão é essencial para entender o que realmente aconteceu.


Será que a minha postura estava de acordo com a cultura organizacional da empresa? Procrastinei em horário de trabalho? Quais foram os seus resultados? O que eu posso aprender com isso? Se possível, converse com o superior que realizou a decisão e peça um feedback .


Com essas respostas você consegue aprender um pouco sobre o seu comportamento profissional, entendendo os seus erros e acertos, e saber onde você precisa se desenvolver para melhorar.


Conheça os seus direitos


Fique atento ao departamento financeiro da empresa para conhecer os seus direitos e ter acesso a eles.

Saiba se você tem direito ao seguro - desemprego, qual é o tempo que você ainda tem para ir atrás e se você se encaixa em demitidos que podem sacar o FGTS. Veja mais detalhes, aqui.


Criar bom Networking, é essencial


Se conectar com pessoas da sua área e que, principalmente, confiam no seu trabalho faz total diferença no momento em que você decide voltar para o mercado de trabalho.


Assim, criar um networking de qualidade, vai muito além de somente atualizar o Linkedin. É necessário relacionamento e troca de experiências com outros profissionais, seja da empresa em que você foi demitido ou de outras empresas em que deseja trabalhar.


Faça um planejamento financeiro


Neste período, é necessário organizar os gastos e despesas e montar um plano financeiro, levando em consideração os riscos de uma situação de crise. Consumir conteúdos com foco em educação financeira é muito importante para se planejar.


A falta de preparo econômico é um grande problema enfrentado por muitas pessoas e mudar este cenário é essencial.De acordo com uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), seis em cada dez brasileiros admitem que nunca, ou somente às vezes, dedicam tempo para controlar a vida financeira.


Ter equilíbrio nas compras e entender suas prioridades é essencial para estar preparado para realizar a sua recolocação no mercado de trabalho de forma calma e organizada.


Busque qualificação


Além de atualizar o seu currículo e criar uma vitrine para os seus trabalhos, busque realizar cursos online, de preferência que disponibilizam certificado. Mas se você já possui muita experiência em determinada área e pretende focar nela, aproveite o momento para se tornar um especialista, ou seja, um profissional que tem bastante conhecimento acerca de determinado assunto.


Uma outra dica importante é realizar pesquisas de habilidades ou conhecimentos que estão em alta, atualmente, diversas áreas têm se destacado. Um exemplo é a área de Tecnologia, em que as empresas e startups estão contratando pela alta demanda de funções que estão sendo realizadas à distância.


Veja aqui, 10 habilidades para se tornar um profissional de sucesso na era da transformação digital.


Agora, para se destacar nas entrevistas de emprego, procure assistir palestras sobre o assunto - assista nossa live sobre empregabilidade. Um mini-curso de oratória também vale a pena já que você aprenderá a realizar uma comunicação clara, coesa e tranquila. Assim, as suas chances de se destacar nas entrevistas de emprego serão altas.


Se mostre aberto para novos desafios


Durante o processo de recrutamento e seleção para uma vaga, é muito importante você mostrar que está disposto a enfrentar novos desafios e abraçar oportunidades de aprender coisas novas.


Atualmente, os profissionais de recursos humanos oferecem mais chances de contratação para pessoas que sabem fazer várias atividades e não são acomodadas em uma determinada tarefa.


Por isso, é imprescindível deixar claro que você está aberto para passar pelos desafios e demandas que possam surgir com o tempo.


Recomeçando


O caminho para voltar ao mercado de trabalho depois de ser demitido não é fácil e, muitas vezes, exige muito planejamento. Porém, passar por essa fase com êxito vai consolidar a sua carreira e lhe atrair boas oportunidades profissionais.


Não perca tempo, você pode começar agora à seguir as nossas dicas acima e se preparar para transformar a sua vida profissional.


A Yellow Rec te ajuda a dar os primeiros passos para a sua recolocação no mercado de trabalho. Acesse o nosso portal e veja as nossas vagas disponíveis.



0 visualização
  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon

ENCONTRE-NOS

WeWork - Savassi Mall

Rua Sergipe, 1440

Belo Horizonte – MG