Buscar
  • Daniel Monteiro

Inovações Tecnológicas, o que meus processos de contratação têm a ver com isso?

Se você acredita que as inovações tecnológicas não se aplicam no mercado de recursos humanos, que são coisa “do futuro”, é bom ler este texto com bastante atenção. Elas não só já vêm sendo utilizadas em processos de recrutamento, como se mostram imprescindíveis para qualquer empresa que queira realizar seus processos de forma eficiente e otimizada.

A tecnologia vem sendo utilizada em todas as áreas, em maior ou menor grau. Muitas vezes ela passa imperceptível ao consumidor final, uma vez que sua função é facilitar processos, solucionar problemas e evitar experiências que causem desgaste entre empresa e as pessoas.

No entanto, essa aparente inexistência não significa que inovações tecnológicas não estejam em jogo. Elas são fundamentais para que empresas desenvolvam soluções de inteligência, dados, mobilidade e comunicação.

Inovações tecnológicas no recrutamento de pessoas

Lidar com a gestão de pessoas é um desafio para qualquer empresa. Apesar de diversas ferramentas estarem disponíveis nesse sentido, nem sempre gestores ficam totalmente confortáveis em determinados processos, sentindo uma necessidade de melhor embasar suas decisões.

Uma estratégia que vem sendo muito utilizada por grandes empresas em seus recrutamentos é o People Analytics. O termo se refere a uma análise de dados aplicada à gestão de pessoas, que cruza informações de diversas fontes, como o perfil comportamental do profissional e uma equipe inteira, municiando, assim, o profissional de RH em suas decisões estratégicas.

As vantagens do People Analytics

Através de ferramentas de People Analytics, é possível otimizar a atração de profissionais, a contração e até mesmo a retenção de talentos, baseando as decisões de sua empresa em uma análise parametrizada, deixando menos lugar para considerações subjetivas.

Ao determinar com mais precisão fatores que influenciam na performance de determinada posição ou equipe, é possível basear as decisões de contratações no perfil comportamental dos candidatos para suprir as demandas específicas da empresa. O recrutamento é mais rápido, objetivo e eficiente, prevendo e diminuindo o turnover. A formação de equipes, a distribuição de tarefas dentro de cada área e o clima organizacional também são afetados positivamente.

Nas ferramentas de People Analytics, o papel do gestor de recursos humanos é fundamental, ele é responsável pelas análises dos dados e geração de insights para a aplicação prática dessa ferramenta. É possível desenvolver um trabalho mais estratégico dentro da gestão de pessoas, permitindo um planejamento de curto, médio e longo prazo.

O People Analytics na prática

Empresas que já aplicam People Analytics relatam diversos ganhos ao utilizar inteligência de dados para tomar suas decisões. Melhorando gestão de pessoas, o impacto é direto na melhoria de produtos e serviços.

Os profissionais ganham mais tempo para as decisões importante, eliminando muitos processos de coleta e organização. Cada decisão se torna mais analítica, confiável e rápida. Outra aplicação possível e muito desejada é no treinamento e desenvolvimento do próprio corpo profissional da empresa.

As aplicações de People Analytics, terão um impacto positivo em qualquer negócio. Portanto, é fundamental que as ideias geradas a partir das análises sejam colocadas em prática no dia a dia de todas as pessoas da empresa. E você, já o utiliza em sua empresa?

People Analytics

0 visualização
  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon

ENCONTRE-NOS

WeWork - Savassi Mall

Rua Sergipe, 1440

Belo Horizonte – MG