Buscar
  • Daniel Monteiro

Não espere o Carnaval passar, 2020 começou com tudo

Sabe aquela história de que o ano só começa depois do carnaval? Então, 2020 chegou para colocar uma pá de cal nesse ditado.


Algumas notícias e movimentações dos dois primeiros meses mostram que o ano começou para valer e, com toda a complexidade do cenário econômico, não há tempo a perder seja para empresas, recrutadores ou profissionais em busca de novos desafios.

Então aproveitamos a semana pré-carnaval para analisar algumas das principais manchetes e seus impactos para a área de Recursos Humanos.



Desemprego fica em 11% no 4o trimestre


No final de janeiro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) que apontou 11% de desemprego no 4º trimestre de 2019.


O resultado mostra redução em relação ao terceiro trimestre do ano passado (11,8%) e do mesmo período em 2018 (11,6%). Mesmo com a queda, o país ainda registrava 11,632 milhões de pessoas em busca de emprego no final de 2019.


A pesquisa também acompanha a renda média de dez grupamentos de atividades profissionais. Em relação ao terceiro trimestre, as que apresentaram maior crescimento em renda foram agricultura; alojamento e alimentação; serviços de imobiliários e administrativos.


Com a espera de uma maior retomada do crescimento econômico em 2020, a expectativa é que os números relacionados ao desemprego tenham avanços mais significativos em outras áreas também. No final do ano, destacamos os 7 campos de atuação mais promissores e o que esperar deles em 2020. Não deixe de conferir!


Loft se torna unicórnio mais rápido do Brasil


No jargão do corporativo, unicórnio é uma startup que chega ao valor de mercado de US$ 1 bilhão. A Loft, startup da área de compra, venda e reforma de imóveis acabou de se tornar a 11ª empresa brasileira a alcançar este status. E com um detalhe ainda mais importante: a construtech se tornou unicórnio em apenas 16 meses de operação, o menor tempo registrado por uma startup brasileira.


A empresa chegou ao valor após uma rodada de investimentos na qual recebeu US$ 175 milhões. Agora a startup faz companhia à 99, Nubank, Arco Educação, Movile (iFood), Stone, Gympass, Loggi, QuintoAndar, Ebanx e Wildlife, as outras unicórnio brasileiras.

Fundada em 2018, a Loft compra apartamentos usados, realiza reformas com empresas parceiras e revende os imóveis em valores até 45% superior ao preço de compra. A startup iniciou suas atividades exclusivamente em regiões luxuosas de São Paulo, mas hoje já atua em quase 30 bairros da capital paulista.


Com os novos aportes, a empresa deve expandir suas operações para outras capitais importantes do país, como Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro.


O caso da Loft mostra como é dinâmico o mercado brasileiro de startups. Com operações modernas, eficientes, altamente tecnológicas e com grande nível de automação, essas empresas dominam cada vez mais o imaginário dos profissionais, sejam jovens ou mais experientes, como um atraente destino para suas carreiras.


Além de gerarem novos tipos de cargos e operarem na ponta da inovação, a atuação dessas empresas também pressionam instituições mais tradicionais a modernizarem sua estrutura, processos e comunicação para não perder e seguir atraindo grandes talentos no mercado.


Governo aumenta projeção de crescimento do PIB de 2020


Ainda em janeiro, o Governo Federal ajustou as previsões de crescimento do produto interno bruto brasileiro deste ano. Agora, espera-se uma alta de 2,40% para o PIB, ante os 2,32% previstos anteriormente.


O Ministério da Economia, responsável pela revisão dos números, argumentou que vários indicadores de atividade apresentaram resultados acima da expectativa do mercado, com destaque para os setores de serviço, comércio e construção civil, que como falamos no artigo que destacamos anteriormente, deve ser a grande responsável pela retomada da área de engenharia no país.


Como o PIB brasileiro tem a característica de ser alavancado pelo consumo das famílias, a liberação de recursos do FGTS - iniciada em 2019 e que deve se estender neste primeiro trimestre - foi um fator chave na alta da projeção.


E o otimismo não é exclusivo do Governo. Também em janeiro, o Fundo Monetário Internacional (FMI) também corrigiu sua projeção para o crescimento econômico brasileiro. A expectativa do FMI é de que a economia brasileira cresça 2,2% em 2020. Em outubro, a entidade previa um avanço de 2,0%. O relatório do FMI justifica o ajuste pelo otimismo após a Reforma da Previdência e a alta na oferta no setor da mineração.


O crescimento do Brasil deve ser maior que a média mundial, prevista em leve alta de 1,9%. O FMI utilizou a expressão “desaceleração sincronizada” para definir o cenário atual. Contudo, todas as previsões podem ser impactadas por novos desafios de natureza global, como a crise do coronavírus, que eclodiu em Wuhan, na China, e pode afetar toda a economia mundial.


Banco Central chega a menor taxa de juros da história


Na reunião do dia 5 de fevereiro, o Comitê de Política Monetária (Copom) baixou pela quinta vez seguida a Taxa Selic, o índice básico de juros nacional, que chegou em 4,25%. No comunicado após a decisão, o Banco Central sinalizou que essa movimentação deve encerrar o ciclo de baixa do juros após chegar no ponto mais baixo de sua história.


Na prática, os juros baixos podem levar a um maior investimento nas atividades econômicas em detrimento à compra de títulos públicos. Assim, é uma decisão que pode dinamizar a economia brasileira, possibilitando um cenário de investimentos estruturais, retomada da indústria e queda do desemprego.


E estamos só no começo


Isso tudo é apenas a ponta do iceberg do que aconteceu nos primeiros dois meses. Ainda nem passamos por todo mês de fevereiro, mas a conclusão é que inadmissível esperar o carnaval passar para fazer o seu ano começar. Seja você um recrutante ou um profissional procurando novos desafios.


E se você quer ficar sempre por dentro do que há de mais moderno em toda a área de recrutamento, os novos processos e conteúdos conteúdos focados na seleção e no candidato, continue acompanhando as novidades da Yellow.Rec aqui no blog ou em nossas páginas no Instagram e no LinkedIn!

0 visualização
  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon

ENCONTRE-NOS

WeWork - Savassi Mall

Rua Sergipe, 1440

Belo Horizonte – MG