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  • Daniel Monteiro

O que é o Employer Branding e como usá-lo para criar equipes vencedoras

O Employer Branding é um conceito geralmente associado à área de Recursos Humanos que diz respeito à reputação de uma empresa quanto a sua atratividade e retenção de talentos.


Afinal, se uma empresa pratica ações de marketing e publicidade com foco em branding para fortalecer sua imagem junto a seus parceiros e consumidores, é importante fazer esse mesmo tipo de prática para tornar essa instituição atrativa para profissionais de diferentes áreas.


E isso vai muito além de oferecer bons salários e benefícios.



Estratégia contínua, não eventual


A comparação com as ações de marketing seguem pertinentes para se falar do planejamento do employer branding.


Uma empresa não estabelece seu valor de marca em uma única ação publicitária. Da mesma forma, essa empresa não desenvolve um employer branding sedutor apenas com ações diferenciadas em momentos de contratação.


As estratégias para criar reputação como um bom lugar de se trabalhar não se limitam ao RH, e impactam atividades da comunicação interna, o posicionamento da marca perante debates importantes para a sociedade, relacionamento com o público em redes sociais e várias outras questões.


A mensagem e o tom de voz da comunicação da empresa deve condizer com a experiência de trabalho. Não faz sentido divulgar vagas e realizar processos seletivos em formatos alternativos e criativos se a experiência de trabalho segue um modelo tradicional, por exemplo. Da mesma forma, ambientes mais inovadores pedem uma comunicação geralmente mais informal.


E assim como toda área estratégica, é essencial acompanhar os Key Performance Indicators (KPIs ou Indicadores-Chave de Desempenho) para avaliar o desempenho das ações da empresa como contratante. Entre as principais métricas impactadas pelo trabalho de employer branding podemos citar taxa de contratação, clima organizacional e redução de turnover (a rotatividade de equipe).


Employer branding interno: tudo começa dentro de casa


Quando falamos em fortalecer a reputação da empresa como contratante, pode ser natural concluir que se trata de atividade voltada para o público externo.


O employer branding permeia várias atividades estratégicas de uma organização, desde as definição de missão, visão e valores, às políticas de comportamento, relacionamento com fornecedores, estrutura hierárquica, ambiente, clima organizacional e política salarial e de benefícios.


E dentro da empresa, a satisfação dos colaboradores é a melhor forma de desenvolver uma reputação favorável. Conquistar os funcionários da sua empresa é o primeiro passo para o fortalecimento do seu employer branding.


Desenvolver um ambiente atrativo e confortável não só tornará a empresa mais produtiva, como poderá fazer com que uma vaga nela seja cobiçada por importantes talentos no mercado.


Ao investir no ambiente interno, cria-se uma estrutura que recompensa e valoriza os atuais colaboradores e faz com que eles apreciem fazer parte deste projeto.


Para que isso seja potencializado, é importante criar uma mensagem coerente de valores estimados pela corporação e que esta retórica seja implementada e alinhada com toda a equipe. A expectativa é que com a reputação estabelecida, a empresa seja desejada por profissionais que compartilhem destas mesmas convicções.


Isso otimiza o chamado “fit cultural”, aprimora os processos de contratação e reduz a perda de talentos.


A atração de talentos é natural


Esse ambiente também propicia o desenvolvimento de embaixadores internos da marca, que poderão possibilitar ações de marketing de recrutamento. Isto é, o desenvolvimento de figuras proeminentes, quase porta vozes, que a representam no mercado e geram valor ao público externo.


Reparou que todas essas ações para atrair novos talentos ocorrem com o investimento no relacionamento da equipe já presente?


É claro que um RH pode fazer processos seletivos robustos com divulgação de vagas que envolvam mais do que atribuições e benefícios, mas que também instiguem candidatos compatíveis às diretrizes da empresas.


Contudo, esse trabalho é muito mais efetivo com ações de employer branding contínuas. A reputação da empresa como um lugar enriquecedor para carreiras criará uma conjuntura de atração natural de talentos, que facilita a criação de times vencedores de alto desempenho!


O planejamento estratégico dos Recursos Humanos da sua empresa já contempla ações de employer branding ou ainda está “engatinhando” nesse sentido? Compartilhe com a gente nos comentários.


E para mais artigos sobre o mundo do recrutamento, continue acompanhando o blog da Yellow Rec!

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