Buscar
  • Daniel Monteiro

Transição de carreira durante a crise do covid- 19: É possível?

O mundo atualmente está passando por uma crise que ultrapassa âmbitos da saúde, atinge seriamente a economia e a forma de atuação de muitas empresas. Com o objetivo de enfrentar a crise do COVID-19, empresários e empreendedores estão em busca de alternativas para aumentar a longevidade do seu negócio e o mais importante, conquistar recursos para manter os funcionários empregados.


Mas, em meio a este período de mudanças e adaptações, será que é possível mudar de carreira?


Mesmo com o número de vagas e oportunidades abaixo da média, diversas empresas continuam realizando o recrutamento e seleção de novos funcionários e talvez, esta é a oportunidade que você esperava para, finalmente, trabalhar com o que gosta. Entretanto, a disputa pelas vagas está mais acirrada pela alta demanda e por isso, vamos explicar como você pode realizar uma transição de carreira e abraçar novas oportunidades.



Benefícios de realizar mudanças profissionais


Desde cedo, somos pressionados a escolher uma profissão e defini-la como uma atividade que será exercida para sempre. Manter a estabilidade de continuar no emprego atual é importante, porém, você precisa colocar na balança os prós e os contras.

Muitas tarefas estão se tornando ultrapassadas. Até 2025, a previsão é de que 75 milhões de empregos sejam extintos, de acordo com o Fórum Econômico de 2018, sendo assim, reinventar é preciso.

Mudanças acontecem todos os dias e decidir realizar uma transição de carreira pode trazer benefícios, como:

  • Sentimento real de satisfação

  • Novos desafios e oportunidades

  • Aprendizado acelerado

Por onde começar?


Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e também, com os avanços tecnológicos, o caminho para realizar uma transição de carreira pode ser árduo para pessoas que já estão há anos na mesma função.


Apesar de ser um passo importante, iniciar um planejamento para a mudança profissional exige cuidado e atenção. Saiba analisar as suas principais intenções e necessidades, é fundamental você entender o que busca em uma empresa e o tipo de cultura organizacional que você tem maior identificação.Confira abaixo, dicas de como realizar uma transição de carreira de sucesso.


Realize cursos

Para se atualizar, é essencial estar atento às tendências do mercado. Durante o período de quarentena, aproveite para conhecer novas áreas do conhecimento e realizar cursos-online.


Não tenha medo de aproveitar as oportunidades


Surgiu uma chance de você mostrar o seu potencial? Aproveite! A informação está cada vez mais globalizada e aprender coisas novas é bom para o cérebro e para uma transição de carreira efetiva.


Nas entrevistas destaque os seus pontos positivo


Ao participar do recrutamento e seleção para a vaga desejada, esteja pronto para pontuar características positivas sobre a sua personalidade. Determinação, proatividade e vontade de ajudar o próximo, são características exigidas pelos especialistas em recrutamento e gestão de recursos humanos.

Confira aqui, um guia prático de quais são as principais formas de contratação do mercado


Seja ativo no Linkedin e nas redes sociais.


Saber utilizar redes sociais da maneira correta poderá trazer ótimos resultados no futuro.


Crie conexões com colegas e amigos, pessoas com quem já teve contato profissional e até mesmo professores de cursos em que você realizou. Além disso, é importante interagir em postagens e criar artigos que possam ter utilidade para outras pessoas.


Faça um planejamento financeiro


Organize em uma planilha os seus gastos do mês, prioridades e itens essenciais, como por exemplo, luz, água e etc. Assim, você vai conseguir se manter financeiramente até conquistar a vaga dos sonhos.


0 visualização
  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon

ENCONTRE-NOS

WeWork - Savassi Mall

Rua Sergipe, 1440

Belo Horizonte – MG