Se você é da área de recrutamento, se interessa por esse mercado ou até já participou de algum número de processos seletivos, com certeza você já ouviu falar em código de conduta do hunting, ou em headhunter.
O hunting é a atividade, ou seja, a ação praticada pelo profissional (headhunter) para encontrar pessoas ideais para vagas.
Neste artigo você vai entender um pouco mais sobre essa “caça” de pessoas ideais e como fazê-la de forma efetiva e ética.
Entenda melhor o papel do headhunter
Como explicado acima, o headhunter é o profissional responsável por buscar pessoas ideais para vagas.
Então, podemos dizer que o headhunter é o recrutador do processo? Sim e não.
Calma, vou explicar melhor a diferença entre esses dois cargos.
A busca de um “caça talentos” – tradução literal de headhunter – é bem mais ativa que a busca de um recrutador.
Enquanto o primeiro usa de seu networking e influência para ir atrás de talentos, o outro faz contato com pessoas que voluntariamente se candidataram para uma oportunidade.
O fato é que as duas ações podem se misturar durante um processo seletivo e o profissional acabar fazendo os dois papéis ao mesmo tempo.
Um headhunter precisa estar sempre atento ao mercado e suas mudanças e quanto maior for a sua rede de relacionamento mais fácil será de encontrar profissionais para as vagas que estão abertas.
O que é hunting e como fazer
Agora você já entendeu que o huting é a caça do profissional, então, posso afirmar que essa atividade se resume em procurar talentos com habilidades específicas para determinados cargos.
Essa busca é feita por meio dos contatos do headhunter, ou seja, com base na sua matriz de candidatos e com o apoio de ferramentas como o LikedIn.
Sim, o LinkedIn é um grande aliado para o profissional de recrutamento.
Dentro da rede social é possível fazer buscas de perfis usando palavras-chaves que são muito assertivas.
Para ajudar o seu processo de caça é importante que você pense onde os candidatos estão, então, participe de grupos que estão ligados aos cargos que você possui em aberto.
Além disso, para fazer um bom hunting é preciso ter alguns critérios muito bem estabelecidos.
- Escopo da vaga
O escopo da vaga está relacionado a tudo que diz respeito à oportunidade, ou seja, é preciso que os aspectos relacionados a conhecimentos técnicos e comportamentais estejam claros, fit cultural, plano de carreira, pré-requisitos, salário entre outros.
Na Yellow todos esses pontos são conversados na primeira reunião com o cliente, antes do recrutamento realmente começar.
- Mercado de trabalho
O headhunter precisa estar ciente das mudanças do mercado de trabalho, até para ter uma conversa produtiva com os clientes na hora de definir os critérios da vaga.
É necessário saber a média salarial para a posição trabalhada, pacotes de benefícios oferecidos para profissionais dessa área, a senioridade das pessoas que ocupam cargos similares ao que está aberto, entre outros.
Isso além de ajudar a calibrar o escopo da vaga vai direcionar a busca do headhunter e contribuir com a sua abordagem inicial.
Agora você vai entender o que precisa fazer para promover um huting de excelência.
Código de Conduta do hunting
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Contato com candidatos
É a partir do primeiro contato com candidatos que o profissional vai despertar o interesse das pessoas que podem se encaixar na vaga.
Este contato pode ser via LinkedIn, e-mail, ou até ligação, o importante é que seja descontraído e reforce as vantagens da oportunidade oferecida.
No processo de hunting é comum entrar em contato com pessoas que já estão empregadas, por isso, destacar os benefícios que a vaga pode trazer é uma estratégia mais assertiva de comunicação.
Ademais, manter os participantes informados sobre o andamento do processo e responder dúvidas sempre que surgirem é um diferencial.
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Não abordar candidatos que trabalham para clientes da sua empresa
Ao fazer o hunting você vai procurar por profissionais em diversos lugares diferentes, mas você nunca vai abordar pessoas que trabalham para outros clientes da empresa que você trabalha.
Exemplo: Você é um recrutador da Yellow.rec, a empresa A abriu uma vaga de SDR e você está iniciando o processo de busca.
No LinkedIn encontrou um profissional que se encaixa nos requisitos da vaga mas trabalha para a empresa B, que também é cliente da Yellow.rec, você não fará contato com este profissional.
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Não abordar parceiros da empresa
A regra acima também é válida para empresas que são parceiras, ou seja, não são necessariamente clientes, mas fazem projetos juntos com a organização que você está inserido.
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Não aceitar valores monetários por parte do candidato
É possível que durante a sua carreira você passe por situações complicadas, lembre-se sempre de agir de forma ética e responsável.
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Atender clientes que condizem com os valores do negócio que você está inserido
Estar alinhado com os valores dos seus clientes vai fazer com que a sua ação de “vender” a empresa para o candidato seja muito mais fácil e verdadeira.
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Manter informações sob sigilo
Isso é válido para informações obtidas em sala de entrevista com candidatos e em reuniões de alinhamento de vagas com clientes.
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Envio de talentos para o gestor
Depois de fazer contato com profissionais, fazer uma triagem de currículos e entrevistas, o headhunter vai selecionar as pessoas mais aderentes à vaga e enviar para o cliente, ou para o gestor responsável pelo processo.
Ao fazer isso é preciso destacar as experiências relevantes de cada pessoa da lista, pretensão salarial, pontos fortes e pontos fracos.
Assim, a pessoa responsável por tomar a decisão tem mais informações para ponderar.
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Feedback
Manter tanto os candidatos quanto os clientes informados sobre o andamento do processo vai melhorar a experiência de cada um, além de gerar confiança em você e na empresa que você representa.
A comunicação constante também vai te ajudar a solucionar problemas que podem surgir durante o processo.
Seguindo esses passos você estará pronto para fazer um bom processo de hunting.
Se quiser entender um pouco mais sobre o assunto confira esse outros artigos do nosso blog:
- Hunting e searching: qual a diferença?
- Hunting: quais as vantagens para a sua empresa na hora da contratação?
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