Testes de Perfil Comportamental ou Testes Comportamentais são ferramentas usadas por empresas para identificar traços de personalidade e comportamento de pessoas diferentes. Cada colaborador e candidato que entra em contato com uma organização possui uma vivência diferente, uma história diferente, afinal, as pessoas não são iguais, por isso, usar esse tipo de ferramenta pode ser muito benéfico para a organização e para o colaborador/candidato.
A ideia é que esses testes exponham traços que vão influenciar direta e indiretamente o trabalho de uma pessoa. Assim, é possível entender como aquele indivíduo se encaixa no ambiente, o que pode contribuir com a sua produtividade e o que pode atrapalhar o seu desempenho.
Como a Yellow.rec é uma empresa de recrutamento, é comum que dentro dos processos que conduzimos, alguns testes de comportamento sejam aplicados. E não só nos processos, também fazemos uso dessa tática internamente para manter nosso time alinhado.
Existem diversos testes, vamos falar um pouco dos principais e quais são usados aqui na YW.
Quais metodologias são usadas em testes comportamentais?
-
- DISC
Baseada na teoria do psicólogo William Marston, essa é uma das metodologias mais conhecidas no meio do recrutamento. Em 1928 o autor e psicólogo publicou o livro “A emoção das pessoas Normais”, nesta obra é possível encontrar os conceitos usados dentro do DISC, sendo eles:
-
- Dominance ou Dominância
A dominância remete a controle e assertividade, ela vai indicar como uma pessoa reage quando se depara com dificuldades e obstáculos. Normalmente quem consegue uma pontuação alta dentro deste aspecto do teste é competitivo e objetivo.
-
- Influence ou Influência
A influência está ligada à sociabilidade e a comunicação, ela indica como o indivíduo se comporta em seu meio social e profissional. Pessoas que possuem traços fortes deste conceito são pessoas comunicativas, persuasivas que trabalham em grupo facilmente e são ótimas opções para a gestão de pessoas.
-
- Steadiness ou Estabilidade
Este conceito remete a paciência e resistência de uma pessoa, quem tem a estabilidade alta, normalmente, é uma pessoa com alta capacidade de resiliência. Essa pessoa então terá uma boa capacidade de assimilar novidades e de se adaptar a mudanças, além de ser aberta para ouvir opiniões diferentes.
-
- Conscientiousness ou Cautela ou Conformidade
A cautela diz respeito à organização e estrutura, ou seja, a propensão da pessoa a respeitar e acatar regras. Pessoas que possuem esse traço alto costumam ser analíticas e perfeccionistas.
Com o passar do tempo os perfis definidos por Marston foram mais trabalhados dentro do campo da psicologia e o DISC foi evoluindo, atualmente é comum encontrar os nomes: Executor, Comunicador, Planejador e Analista. Este teste é um dos mais usados dentro de empresas e processos de recrutamento porque ajuda a identificar os traços de personalidade das pessoas e permite com que o RH e/ou recrutadores façam uma análise mais humana do indivíduo, o que promove uma avaliação profissional mais assertiva.
Por exemplo: Você está entrevistando um candidato que possui um perfil comunicador mais aflorado, mas a vaga pede um perfil mais planejador, esse já é um indício que essa pessoa não é o candidato ideal para esta oportunidade. Usando o teste você sabe que colocar um comunicador em um papel que exige mais do lado planejador pode ser incômodo para ele e para a empresa.
-
- LABEL
LABEL é uma sigla que significa Lista de Adjetivos Bipolares Em Escala Likert, esse teste foi desenvolvido em uma universidade suíça com o objetivo de mensurar perfis de personalidade de maneira estratégica.
O LABEL é um teste complexo e muito profundo, que consegue avaliar até 102 escalas de personalidade e com índices de controle consegue identificar manipulação. Um ponto importante desta ferramenta é que ele leva em consideração a personalidade e não o comportamento aprendido.
O que isso quer dizer?
A personalidade é aquilo que está na natureza de cada indivíduo, na essência, então é aquilo que uma pessoa faz de maneira natural sem muito esforço. O comportamento aprendido é aquilo que não é natural, mas que de alguma forma a pessoa conseguiu entender e colocar em prática por meio de muito esforço. O LABEL vai identificar o que é da personalidade da pessoa e vai usar isso como base para identificar o seu potencial. Assim, é possível colocar o profissional em uma posição de vantagem, em que o seu desenvolvimento vai acontecer de forma rápida, proporcionando um alto ganho de satisfação e desenvoltura.
Para mapear o perfil a ferramenta dispõe de um questionário que possui 260 adjetivos, usando funções é possível calcular os 102 traços de personalidade de um ser humano. Os itens analisados pelo teste são bipolares e unipolares e são dispostos em uma escala Likert, essa escala é dividida em 5 pontos que variam de concordo plenamente com discordo plenamente. Esta é uma ótima ferramenta para aprimorar a gestão de carreiras de uma equipe e fazer escolhas mais assertivas em processos seletivos.
-
- Big 5
Esta ferramenta é baseada no WorkPlace Big Five Profile, que é uma avaliação de personalidade bem direta. Este teste é capaz de identificar cinco traços de personalidade de uma pessoa, o OCEAN:
-
- Originalidade
Está ligado ao nível de abertura que um indivíduo tem para novas experiências e novos jeitos de aprender. A pessoa pode ser mais preservadora, exploradora ou moderada.
-
- Consolidação
Vai medir o grau de esforço feito para atingir metas e objetivos. Uma pessoa pode ser flexível, equilibrada ou concentrada.
-
- Extroversão
Está relacionado ao grau de tolerância para estímulos externos, podendo ser uma pessoa extrovertida, introvertida ou ambivertida.
-
- Acomodação
Este traço aponta como uma pessoa se identifica ou não com outros indivíduos, podendo ser negociador – que busca atender as necessidades dos outros e as próprias – , desafiador – que é mais competitivo – e, acomodador – que é mais subordinado aos outros.
-
- Neurocentrismo (necessidade de estabilidade)
Vai medir como uma pessoa responde a cenários de estresse, se ela se preocupa facilmente e se estressa facilmente. Uma pessoa pode ser resiliente, reativa ou receptiva.
O resultado deste teste revela uma disposição geral do comportamento de um ser humano, sendo possível ter uma certa previsibilidade de comportamentos futuros da pessoa avaliada. Além disso, perceber quais são os traços dominantes da personalidade de um candidato vai ajudar o recrutador a entender quais cargos são mais adequados para ela.
-
- STAR
O STAR não é exatamente um teste que pode ser aplicado como os citados acima, STAR é uma metodologia que pode e deve ser usada em entrevistas. A ideia é que o recrutador consiga criar uma conversa com o entrevistado baseada na seguinte estrutura:
-
- Situação
Aqui ele vai incentivar que o candidato descreva uma situação que vivenciou, destacando a tarefa que precisou cumprir. É importante conseguir extrair detalhes dessa fala para ter uma visão ampla da pessoa como profissional.
-
- Tarefa
Este próximo passo está diretamente ligado ao anterior, como o entrevistado irá descrever uma situação que passou e a tarefa que desempenhou, é importante incentivar que essa tarefa seja explicada de maneira bem detalhada. Essa parte da conversa vai mostrar qual era o papel da pessoa dentro da tarefa e os planos que ela criou para mitigar problemas.
-
- Ação
Aqui a atenção do entrevistado deve estar voltada para as ações concretas que o candidato tomou na situação descrita. Essa parte pode ser desafiadora, pois costuma ser complexo para as pessoas que estão contando a história descrever bem suas ações. Por isso, faça perguntas como “E o que você fez para resolver esse problema?” , “Qual foi a sua sugestão para mudar essa situação?”, “O que você gostaria de ter feito?”.
-
- Resultado
Busque entender quais foram os resultados do trabalho que foi descrito para você. Faça com que a pessoa entrevistada te conte o que mudou depois das ações que ela desempenhou, qual o impacto gerado e quais as lições foram extraídas dessa experiência.
Por que usar testes comportamentais?
A principal vantagem de usar esse tipo de ferramenta na contratação e gestão de pessoas é entender onde cada profissional se encaixa melhor e como é possível desenvolvê-lo de maneira rápida e eficaz.
Além disso, esses testes permitem que os processos seletivos aconteçam com mais agilidade e assertividade. Entender o perfil de um candidato dá ao recrutador muito mais conhecimento sobre essa pessoa como profissional, o que fará com que ele faça um contato melhor direcionado com cada candidato e irá economizar tempo do processo, uma vez que é mais fácil de identificar quem não se encaixa em uma vaga, seja por conta do tipo de trabalho, seja por conta da cultura organizacional da empresa.
Quais testes a YW recomenda?
-
- Profiler (Sólides)
A Sólides é uma grande parceira da Yellow e eles possuem um Teste Comportamental chamado Profiler. É uma ótima ferramenta para identificar habilidades e competências de colaboradores e candidatos e é baseado na metodologia DISC.
Ele é feito online e usa de perguntas variadas para identificar o quanto uma pessoa tem de Executora, Planejadora, Comunicadora e Analista. Segundo a Sólides o pontos que devem ser analisados no Profiler são:
-
- Energia
Indica a disposição do profissional para desempenhar o seu trabalho e a sua capacidade de mudança e absorção de estresse.
-
- Exigência do meio
Vai medir a força do meio externo na vida da pessoa avaliada, então será possível determinar o índice de exigência do meio.
-
- Índice de aproveitamento
Esse índice revela se o profissional está em um meio e em um lugar que sabe aproveitar de suas habilidades. Então, se o índice for alto esse profissional está sendo bem aproveitado.
-
- Moral
A moral vai revelar o índice de autoaprovação da pessoa avaliada, se a pessoa está com a moral alta é porque acredita que está no caminho certo.
-
- Positividade
Esse índice mede a autoestima da pessoa avaliada, revelando como está a sua autoaprovação.
O Profiler revela muitos outros aspectos sobre colaboradores e candidatos, se quiser entender ainda mais sobre o teste clique aqui.
-
- MAPA
A MAPA é uma empresa especializada em entender pessoas por meio da ciência de dados e também é uma grande parceira da YW. O teste desenvolvido por eles leva em consideração o campo pessoal, profissional e histórico dos avaliados para chegar em um resultado. É importante destacar que o teste da MAPA é um teste psicológico, ou seja, é uma ferramenta usada para mensurar características psicológicas, esse tipo de teste só pode ser aplicado por psicólogos. Aqui na Yellow temos profissionais da área em nossas equipes, por isso, temos autorização para usá-lo.
Por meio de um questionário de auto-relato, essa ferramenta ajuda a compreender tendências de personalidade e comportamento. O MAPA é dividido em modalidades de aplicação, sendo elas:
-
- Gestor A
Voltado para cargo de liderança com exposição ao risco.
-
- Gestor B
Voltado para cargo de liderança sem exposição ao risco.
-
- Administrativo
Voltado para cargos administrativos, financeiros, com atendimento ao público e comerciais.
-
- Técnico
Voltado para cargos com funções operacionais ou técnicas com exposição ao risco.
Continue acompanhando nosso blog e redes sociais para ver mais conteúdos como este!
Referências
https://blog.solides.com.br/metodologia-disc
https://www.disc.com.br/william-moulton-marston-o-pai-do-disc
https://www.gupy.io/blog/teste-de-perfil?teste=b
https://blog.solides.com.br/teste-de-perfil-comportamental
https://peopleandresults.net/dicas-de-como-fazer-o-teste-l-a-b-e-l
https://peopleandresults.net/l-a-b-e-l-teste-psicometrico-mais-completo-e-confiavel